quinta-feira, 12 de junho de 2008

Rio Gramame


O Rio Gramame é um rio brasileiro que banha o estado da Paraíba.
A bacia do rio Gramame localiza-se entre as latitudes 7º11' e 7º23' sul e as longitudes 34º48' e 35º10' oeste, no litoral do estado da Paraiba. Drena uma área de 589,10 km².
Banhando sete municípios (Alhandra, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Santa Rita, São Miguel de Taipu e Pedras de Fogo) tem 54,3 km de extensão e nasce na região do Oratório, em Pedras de Fogo, desaguando na Barra de Gramame, limite entre João Pessoa e Conde.
A maior parte do seu curso assenta-se sobre sedimentos do grupo Barreiras, de origem Terciária, e aluviões, cobertura arenosa, colúvios aluviais e areia branca do quaternário. A bacia do Rio Gramame é a principal reserva de água para o abastecimento da Grande João Pessoa, através das barragens de Gramame-Mamuaba, que detém a capacidade de 56,4 milhões de m³ de água.
São seus afluentes da margem direita: Rio Utinga, Rio Pau Brasil, Riacho Pitanga, Riacho Ibura, Riacho Piabuçu e Rio Água Boa. Na margem esquerda: Riacho Santa Cruz, Riacho da Quizada, Riacho do Bezerra, Riacho do Angelim, Riacho Botamonte, Rio Mamuaba, Rio Camaço e Rio Mumbaba. Wikipédia

Nenhum comentário: